segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Inter briga pelo título, sim!


Faltando 13 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Internacional finalmente entrou na disputa pelo título. Está na 2ª colocação, há 6 pontos do líder Cruzeiro e ainda tem um confronto direto contra os mineiros na próxima rodada. Ou seja, a distância poderá ficar em míseros 3 pontos. Mas embora importantes, não vou me ater apenas aos números nesse momento.

Não é novidade que o nosso Brasileirão de pontos corridos é longo e necessita, portanto, de equipes regulares e com grupos qualificados para alcançar a taça. Cruzeiro tem isso. São Paulo e Inter também. Mas uma sequência positiva depende de muitos fatores. Ainda sofremos com desequilíbrio técnico por convocações de nossos principais jogadores, além de suspensões, lesões e qualidade dos atletas, que pode oscilar durante a disputa.

O fantástico Cruzeiro está em declínio. Nos últimos 5 jogos, perdeu para o São Paulo, ganhou do Atlético PR, perdeu o clássico com o Atlético MG, ganhou do Coritiba (auxiliado pela arbitragem) e empatou com o Sport. A “gordura” adquirida ao longo de tantas rodadas, com um futebol exuberante, permitiu a manutenção da equipe mineira na ponta da tabela, mas serve de alerta para o que vem pela frente. Ao mesmo tempo, São Paulo também vive uma instabilidade, com o seu quarteto fantástico questionado. O Corinthians parece ter abdicado da disputa com péssimos resultados. Nesse período, o Inter aproveitou a chance.

Depois de fortes cobranças do torcedor na derrota em casa para o Figueirense e uma sequência ruim no Beira-Rio, com eliminações nas Copas do Brasil e Sul-americana, Abel Braga recuperou o time. Venceu o Botafogo na abertura do returno, empatou com o Sport no Recife e emendou 3 vitórias seguidas: Atlético PR, Criciúma e Coritiba. Mais do que isso, devolveu Aránguiz para a sua posição ideal (2º homem) e descobriu o garoto Eduardo Sasha. Faltava um jogador que desse velocidade ao time, que facilitasse a transição de bola do meio-campo tão qualificado para o ataque. Wellington deu consistência, Alex e D'alessandro o toque refinado. O Inter está crescendo e na hora certa.

Logicamente o Inter pode perder para o Cruzeiro, que jogará em casa num Mineirão lotado, e ver a distância aumentar para 9 pontos, mas é inegável - diante da chance do confronto direto - que o colorado está na disputa do título Brasileiro.

Jogo de 6 pontos, final antecipada, como queiram. Sábado será uma verdadeira decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário